domingo, 21 de março de 2010

Corrida Presidencial - Dilma Roussef x José Serra

Novamente nas "Cartas dos Leitores" do Jornal O Globo encontrei:

- Miriam Mazzoni Boechat - RJ (por email, 17/3): “É chegado um momento crítico em que nós, brasileiros, precisamos reavaliar nossos conceitos, porque toda mudança só começará a partir daí. Mais importante do que o fato de uma lei determinar o certo e o errado na propaganda eleitoral, por exemplo, seria o político, por si só, ter consciência da responsabilidade dos seus atos e do exemplo que dá. Em termos de valores morais, se ninguém pode dar o que não possui, então a ministra já está, antecipadamente, fazendo propaganda de como realmente será seu mandato. Cabe ao povo decidir se tem o governo que merece..."

- João Carlos Macluf - SP (por email, 19/3): “A multa aplicada pela Justiça a Lula apenas ratificou o que todos vêem diariamente: o uso da máquina governamental para eleger Dilma. a DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DIZ TUDO: "Eleger Dilma é o principal objetivo de meu governo." Um absurdo: eleger sucessor passa a ser objetivo de governo!"

Enquanto isso:

Depois de ter assumido publicamente a candidatura à Presidência da República Serra continua evitando falar sobre a disputa eleitoral nas agendas públicas. Na inauguração do prédio da Fatec (Faculdade de Tecnologia) Serra disse: "Não disse nada novo. Não vou falar de eleição estadual ou presidencial em um evento do governo do Estado."

Já Dilma reagiu à declaração de Serra que falou que disputará com ela, não com o Presidente Lula. Dilma disse que vai comparar o que o governo atual tem feito para o país com as realizações de governos anteriores. Dilma disse: “... a eleição vai assumir as características que tem a conjuntura. E a conjuntura é a seguinte: nós tivemos um governo bem-sucedido."

* A matéria completa está no Jornal O Globo de 21 de março de 2010, página 13.

A única coisa que tenho a comentar é que enquanto Serra continua honrando seus compromissos sem misturar as estações. A ministra Dilma aproveita qualquer brecha para se promover. Através de suas comparações podemos observa que ela acredita que "teve grande participação na atual gestão" ou que "tomou as decisões". Detalhe: quem está no poder é Lula. E também podemos notar que se ela for eleita irá continuar o governo de Lula. Não sei se alguém mais se lembra das coisas ruins do governo. Como as inúmeras viagens no inicio do mandato e agora a grande dedicação em eleger Dilma. Chegaram até a surgir boatos que ele pediria licença do governo para se dedicar a candidatura dela!
Isso já está ficando muito ridículo. Agora a grande sacada dos assessores e responsáveis pela candidatura da ministra é torná-la uma paulista exemplar, vale lembrar que Dilma é mineira. Nos últimos anos tudo em Dilma foi trabalhado para a disputa presidencial. Mudaram seu jeito de falar, de se vestir, de agir, suas declarações, toda sua aparência e postura. É só vocês procurarem declarações e histórias da ministra no inicio do governo do Lula e agora que vão encontrar a radical mudança.

Rápida Olhada no Jornal O Globo - Royalties do Petróleo

No Jornal O Globo de hoje, 21 de março de 2010, saiu algumas coisas interessantes a respeito do tema tão badalado nos últimos dias: Os royalties do petróleo.
Acho que é de interesse geral saber um pouco mais sobre isso. Só quero esclarecer que postarei aqui partes que me chamaram atenção e outras com as quais concordo.

Vamos iniciar com "Frases da Semana".

- Ibsen Pinheiro: “É justo privilegiar dois estados e prejudicar 25? Não existe estado produtor, no máximo tem uma vista para o mar, que é muito privilegiada"

- José Serra: “É correta (...) a preocupação de beneficiar todo o país com o petróleo, mas não se pode arruinar o Rio e o Espírito Santo"

- Lula: “A bola está nas mãos do Congresso. O Congresso que resolva o problema"

- Sérgio Cabral: "Se essa emenda absurda for efetivada, o Rio deixa de ter recursos para fazer qualquer investimento, inclusive Olimpíadas e Copa do Mundo (...) para o PAC, para tudo"

Depois de "escutarmos" e começarmos a entender como alguns envolvidos e políticos pensam ou querem que pensemos que pensem. Vamos ouvir também a opinião das pessoas em geral. Nas "Cartas dos Leitores" encontrei algumas opiniões que acho que merecem ser ouvidas.

- Carlos Gerk Filho - Rio (por email, 19/3): “O deputado Ibsen Pinheiro, que propôs a divisão esdrúxula do petróleo, é gaúcho. O senador Pedro Simon, que disse que o petróleo está no mar e, portanto, não é de nenhum estado, é gaúcho. O Estado do Rio de Janeiro, assim como a cidade de Macaé, gastam muito dinheiro para manter um sistema de saúde pública que possa atender os trabalhadores das plataformas. Macaé, com seu trabalho de infra-estrutura em saneamento básico e melhoria do aeroporto, das empresas de táxi aéreo de helicóptero e manutenção desses sofisticados aparelhos, gasta rios de dinheiro, que vem dos royalties do petróleo. Sem ele, toda essa estrutura vai desabar. Já é um roubo quando todos os produtos pagam ICMS no estado produtor e o petróleo, no consumidor. Proponho ao prefeito de Macaé e ao governador do estado que informem a esses senhores que, a partir da sanção presidencial dessa proposta, os helicópteros que levam os trabalhadores para as plataformas não saíram mais do RJ, já que o petróleo não é do estado, e sim do mar. Talvez pudessem levantar vôo do Rio Grande do Sul. Seria uma boa viagem."

* Quero deixar claro que não tenho nada contra os gaúchos. Mas coloquei essa carta, pois, acho que o conteúdo geral é relevante.

- Pedro Carvalho - Rio (por email, 18/3): "Só quem não conhece petróleo pode dizer que o extraído no mar não prejudica estado ou município. O petróleo extraído no mar tem que ser trazido para terra, para ser utilizado. isto demanda oleodutos, instalações de bombeio, portos para atracar os petroleiros e outras instalações que se fazem necessárias para o seu manuseio. Será que o petróleo extraído no alto-mar em frente ao Rio vai ser levado para o Piauí? O royalty é um imposto para compensar pelos inconvenientes causados pela exploração do petróleo. Será que a Vale paga royalties à Paraíba, pelo minério de ferro de Carajás? Se o governo quer dividir a riqueza do petróleo com os demais estados, deve fazê-lo através do fundo soberano criado com a exploração do pré-sal.

Depois de tudo isso acredito que não tenha mais nada a ser falado, pelo menos aqui. Pensem, leiam e tirem suas próprias conclusões.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Oscar 2010 de Melhor Curta de Animação

Para quem não viu quem ganhou o Oscar 2010 de Melhor Curta de Animação ai vai a dica:



Se você ainda não tem ideia do que se trata vale a pena assistir durante uns minutos esse curta. Podemos dizer que ele é a máxima crítica ao capitalismo desenfreado. Segue o video abaixo em 2 partes. Vale lembrar que é um curta para os de coração forte e humor negro.

">

Jornal Pensando no Futuro

Trabalho do 1º período de Comunicação Social da Universidade Cândido Mendes para a matéria de Introdução a Economia. Meu grupo idealizou e realizou o Jornal Pensando no Futuro que fala sobre o Rio Madeira.




P.S. Assista ao Falha Nossa!!

terça-feira, 16 de março de 2010

Oportunidades de estágios e trabalho no twitter

O site Pop News divulgou uma lista de perfis do Twitter onde são anunciadas oportunidades de estágios, emprego e até dicas para melhorar o currículo.
Seguem abaixo alguns perfis citados. Quem desejar saber mais é só acessar: www.pop.com.br/popnews/noticias/tecnologia/326832-ENCONTRE+UM+EMPREGO+ATRAVES+DO+TWITTER.html

@CiadeTalentos – O perfil da agência de empregos publica diversas vagas para jovens profissionais;

@curriculumvagas – Mostra empregos de diversas áreas e funções;

@frilas – Quer um emprego temporário? Este perfil mostra diversas oportunidades;

@PCIconcursos – Mostra as melhores oportunidades de emprego e estágio de concursos públicos;

@trampos – Vagas para profissionais de comunicação;

@vagas – Dicas de ofertas de emprego, cursos de aprimoração e matérias sobre o mercado;

Para acessar cada perfil, basta colocar o nome, sem a "@", após o endereço www.twitter.com/